Diário de uma catequista

segunda-feira, outubro 16, 2006

6ºAno

Começou no outro dia e já foram dadas 3 catequeses. O grupo mantém-se o mesmo. É pequenino mas é o meu grupo e irei com eles até ao fim. 6 elementos apenas mas todos eles tão diferentes e com personalidades tão distintas.. Chega a ser mágico pensar na evolução de cada um deles desde o dia em que os conheci até ao dia de hoje.. já lá vão uns aninhos..

Dia da apresentação: nada de especial.. uma pequena cerimónia (Festa do Envio), 5 minutos de recados e prontos.. estão passadas duas horas :-) Cada catequista recebeu um guia e o plano das catequeses a dar.

1º Catequese:
Contar as peripécias das férias, as novidades do novo ano escolar, a curiosidade sobre o que se irá falar neste ano catequético. Falei com eles sobre o que representa o 6ºano, afinal é uma responsabilidade são os mais velhos da catequese da infância.. têm de saber dar o exemplo. Distribui material para cada um, como é o último ano resolvi dar-lhes um miminho. Folhas, lápis, uma capa.. :-) E este ano cada um marcará as suas faltas num papel próprio.. Novamente temos uma folha A4 onde cada sábado colocamos o nosso estado de espirito..
É uma coisa muito simples: numa folha normal cada um coloca o seu estado de espirito (alegre, triste, chateado..) sob a forma de um smile/desenho e sob a condição de ninguém fazer perguntas.. é uma forma de partilhar o que vai lá dentro sem ter a necessidade de dar explicações ou de falar sobre algo que não apetece. E quando alguém está triste o resto do grupo respeita e nota-se um carinho especial para com aquele colega..

3 Comments:

  • tnks for the tip!

    já tinha ouvido falar duma coisa semelhante em meio empresarial .. nc me tinha lembrado de fazer o mesmo em catequese ..

    estado de espírito hoje: relaxado ^^

    By Blogger silvino, at 9:29 da tarde  

  • Eu já fui catequista muitos anos, e agora estou no papel de mãe de um menino do 6º ano de catequese.
    Era optimo que a catequista dele fosse assim..... ao contrário na 2ª semana de catequese faz teste para os meninos, e manda logo recados sobre a profissão de fé- só fará quem eu achar que está preparado. Testes na catequese nunca ouvi falar e até acho contraproducente. Se calhar há pessoas que não deviam ser catequistas

    By Anonymous Anónimo, at 3:06 da tarde  

  • Então sabe que é bem mais fácil falar do que fazer certo????

    By Anonymous Anónimo, at 1:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home