Diário de uma catequista

domingo, abril 02, 2006

Visita ao Lar

Durante algum tempo andamos a pensar fazer uma visita ao lar com as nossas crianças, tudo começou quando em conversa com a Nesita ela me falou que uma colegas eram voluntárias num lar das fontaínhas. Perguntei mais sobre esse lar, e daí surgiu-me a ideia de lá levar as minhas crianças. Fui ao lar da fontainhas com a Sara e atendeu-nos a directora (uma senhora extremamente simpática), mas infelismente lá não seria o melhor local. Entretanto a Sara conheceu o lar da paróquia do Amial (uma vez que ela agora trabalha com idosos), e foi sem dúvida uma excelente escolha. Ela tratou de tudo com o lar e então marcamos 3 visitas (uma vez que o número elevado de crianças não permitia que fossem todos duma só vez).

Juntamos todos os miúdos e começamos a preparar actividades para fazer no lar (cantar musicas, pequenos teatros, etc..), preparamos também as autorizações.

A última visita foi ontem com o meu grupo e o grupo da Ilda. Gostei muito, não faltou transporte, o dia estava bonito, chegamos lá às horas marcadas, ainda deu para conversar cá fora um bocadinho e distribuir o que era necessário. O lar é muito iluminado, as instalações são fantásticas, parecia uma pousada (mas das novas). Atravessamos um corredor e subimos bastantes escadas (eu suponho que devem ter elevador). Entramos então na sala de convivio, pousamos as nossas coisas numas cadeiras e começamos a cumprimentar todos os idosos, um por um, penso que foi um dos momentos altos porque as crianças não estavam à espera de serem recebidas com tanta simpatia, nem eu estava. Pessoas bastante idosas, quase todas em cadeiras de rodas, mas quase todas com um sorriso lindo e uma palavra simpática :-)

Começaram por cantar uma música que os idosos até conheciam e cantaram junto, depois foi o tempo das anedotas, umas mais bem contadas do que outras, mas deu para descontrair e rir um bocadinho, depois um momento mais sério: um pequeno teatrinho sobre uma história das candeias. Depois foi mais complicado porque os miudos não sabiam o que dialogar com os idosos, mas a Sara salvou a situação :-) Termiram depois com uma música.

Agora ficaram os idosos de ir à nossa paróquia. Vamos tentar organizar uma Eucaristia especial para eles.

Foi uma experiencia fantástica para todos. Os miudos ficaram radiantes com aquele bocadinho (1 hora) ali passado, e penso que a partir de agora o seu relacionamento com idosos será mais estreito, e não terão tanto aquele receio dessa aproximação.

Resumindo o meu objectivo foi conseguido :-)

1 Comments:

  • Axo q foi das melhores experiencias pela qual os nosso miudos alg vez passaram.
    Os meus andam sp a pedir p ir lá outra vez... o q só vem provar q este momento os marcou.
    Por outro lado, todas as 3 visitas correram mt bem e os nosso meninos provaram q tao a ficar crescidos e mais responsaveis e bem comportados (tirando algs pekeninos precalços..m tb n podemos ser mt exigentes).

    Eu adorei, apesar de ter sido cansativo ter ido nas 3 visitas, pois é desgastante passar a semana c idosos, sp c bom astral e xegar ao fds e tb ter de por o meu melhor sorriso e boa disposiçai, qd se está cansada...m foi mt positivo.
    Sinto q foi MT importante tanto pa os miudos, cm pa akeles idosos e cm me sinto mt ligada a ambas as faixas etárias....FOI FANTÁSTICO!

    A ideia de trazer os idosos à nossa Paróquia foi excelente..espero q dê certo!

    By Blogger sarinha, at 4:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home