Diário de uma catequista

segunda-feira, março 27, 2006

Artigo para o jornal a Ponte

A paróquia de Santo António do Corim ministra catequese a cerca de 600 crianças e adolescentes. Ao sábado de tarde decorre a catequese de infância, onde as crianças participam na Eucaristia e numa sessão de catequese com o respectivo catequista. Sendo que a adolescência tem a mesma participação ao domingo de manhã.

O momento da Eucaristia é vivido intensamente por todos na medida em que se tenta ao máximo que a participação das crianças seja activa sendo-lhes incumbidas determinadas funções como acolitar, o ofertório, as leituras e o coro, dependo do ano que frequentam.


Todas semanas existem reuniões de grupo ou gerais de catequistas onde se trocam experiências, se discutem problemas, se planeia as sessões de catequese e também outras actividades e, onde os laços de ligação entre os catequistas se fortalecem. Cada vez mais se tem vindo a valorizar a união dos catequistas e a promover iniciativas de convivio entre eles.


Ao longo do ano decorrem várias actividades e momentos especiais. Momentos como o Advento e a Quaresma são minuciosamente preparados e vividos por toda a comunidade e em especial pelas crianças e adolescentes da catequese. Estas preparações e vivências contemplam actividades sugeridas pela Vigararia da Maia, bem como diálogos motivantes entre as crianças e o nosso Pároco Godofredo Domingues durante as Eucaristias.


Todos os anos se realizam duas festas com as crianças da catequese a festa de Natal e a festa de Carnaval. A festa de Natal é sempre organizada pela própria catequese, cada grupo apresenta uma canção, dança ou mensagem relacionada com a época em questão. A festa de Carnaval foi este ano pela primeira vez organizada pela catequese. Foi uma experiência muito gratificante para todos os que nela participaram. Os catequistas reuniram-se todos inicialmente e organizaram-se em várias equipas para prepararem cada detalhe da festa. Este evento ainda recente veio mais uma vez provar que a união faz a força. Foram formadas equipas para a decoração da cripta (local onde se realizou a festa), preparação dos lanches oferecidos às crianças, planificação do programa, som e luzes, entre outros. A festa pode contar com a participação do grupo de dança da Escola Secundária de Águas Santas, Tuna Feminina do Instituto Superior de Serviço Social do Porto e ainda um mágico amador
.

Todos os anos a catequese termina com uma celebração solene dedicada a cada ano em exclusivo, excepto o 3º e 5º anos que celebram em conjunto.
Este ano houve um acontecimento importante para todos os catequistas da nossa paróquia: um retiro em conjunto com os catequistas de Águas Santas. Foi um dia de reflexão intenso e de grande importância para todos o que nele participaram, é essencial para um catequista dedicar tempo à oração, dedicar tempo para estar apenas em diálogo com Deus.

4 Comments:

  • Axo q o artigo ficou mt bem!
    O q disse o Sr.Padre?

    By Blogger sarinha, at 4:43 da tarde  

  • Gostou bastante, mas sinceramente acho que ele não o leu com muita atenção. Ainda bem, assim não me deu mais trabalho. Obrigada pela ajuda que destes, se não me tivesses ajudado não teria ficado tão bem :-)

    By Blogger dani_dc, at 4:50 da tarde  

  • N tens de agradecer!
    Claro q n ía ficar tao bom... LOL... :P
    É q eu sou mt boa...escritora :p ... é por isso... ehehehe

    By Blogger sarinha, at 4:58 da tarde  

  • a palavra "boa" anda-te a subir à cabeça ehehehe

    By Blogger dani_dc, at 5:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home