Diário de uma catequista

domingo, janeiro 28, 2007

Caridade - 9º Catequese

“Eu nunca cuido de multidões, mas apenas a uma pessoa. Se olhasse às multidões, nunca começaria.”

"Aconteceu durante um verão muito quente de Africa. Um grande bando de milhares e milhares de flamingos voava à procura de água. Porém, todos os rios e lagos estavam secos. Fazia tanto calor que tinham secado. Voavam há várias semanas e as forças começavam a faltar. Se não encontrassem rapidamente água, morreriam todos de sede.

Contudo, enquanto atravessavam um deserto, aconteceu a tragédia: levantou-se um vento muito forte e acabou com as poucas forças dos flamingos. Caíram todos sobre as areias do deserto e ali ficaram estendidos debaixo de um sol ardente. Nenhum tinha forças para voar, e era quase impossível que se pudessem salvar daquela situação.

As pessoas que viviam no deserto, ao ver o sucedido, viram que era impossível ajudá-los. A única coisa que se podia fazer, era esperar que morressem debaixo do sol.

A notícia percorreu o mundo inteiro e vieram as televisões de todos os países para transmitir aquelas imagens. Todos lamentavam o sucedido, mas ninguém fazia nada para os ajudar.

Apenas uma criança, que se chamava Yumbé, fez algo por eles. A 3 km de onde estavam os flamingos, havia um oásis cheio de água. Tomou um deles nos braços e levou-o caminhando até ao oásis.

Depois, voltou a apanhar outro e fez o mesmo. E assim uma e outra vez. Yumbé não deixava de fazer viagens levando flamingos até ao oásis. Um homem, ao ver o que estava a fazer, aproximou-se e disse:

- Ó menino, que estás a fazer?

Yumbé respondeu:

- A salvar os flamingos.

E o homem, com uma voz muito séria disse:

- Mas não entendes que isso é impossível? São milhares os que estão a agonizar na areia. Não conseguirás nada ao salvar apenas alguns. Não vale a pena. Anda, vai para a tua casa e não gastes forças inutilmente.

Porém, o menino respondeu:

- Pergunte aos sete flamingos que estão a beber água no oásis, se valeu a pena que eu os tenha salvo.

E o menino continuou o seu caminho levando o oitavo nos braços.

O homem ficou muito surpreendido com esta resposta e, depois de pensar um pouco, resolveu fazer o mesmo que Yumbé. Já eram duas pessoas a salvar flamingos.

Isto começou a chamar a atenção dos que os viam. Rapidamente foram três, mais tarde oito e, no final, eram mais de 100 pessoas, as que estavam a fazer o mesmo que Yumbé.

Em 3 dias, todos os flamingos foram levados para o oásis. Não houve nenhum que tivesse morrido à sede. Graças a um menino que começou a fazer a sua parte, todo o bando pôde salvar-se."

Perguntas depois do texto:

- O que aconteceu aos flamingos?
- O que fizeram as pessoas quando os viram?

- O que fez Yumbé, e porquê?
- Qual é normalmente a nossa atitude?< style="font-family: trebuchet ms;">
- Porque desistimos antes de começar?

- O que move as pessoas que não desistem?


É um texto que se bem explorado dá pano para mangas...

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home