Diário de uma catequista

segunda-feira, outubro 30, 2006

Debate - 4º Catequese

Este sábado fiquei com 2 grupos. Como não ia ter tempo para preparar algo para esta sessão resolvi fazer uma coisa diferente. Primeiro foi dada ao ar livre pois tava um dia fantástico; segundo dei um papel a cada catequizando para que nele escrevessem um ou mais temas que gostassem de discutir em conjunto.. Depois de todos terem dobrado o seu papel e colocado dentro do saco, sentaram-se e expliquei-lhes as regras do debate: falar um de cada vez, ouvir com atenção cada opinião, respeitar a opinião dos outros mesmo que seja diferente da nossa e acima de tudo dizer aquilo que se pensa.. De facto eles respeitaram estas regras com mais facilidade do que eu esperava :-)

Os temas debatidos foram principalmente a escola: "porque é que temos de ir para a escola?" foi quase uma pergunta geral.. descobri que muito poucos gostam da escola.. e que veêm nela algo de penoso, é dificil gostarmos de uma coisa quando não compreendemos o seu sentido. É claro que não consegui em poucos minutos faze-los mudar de opinião.. mas fiz-los pensar um pouco. Houve questões também relacionadas com a guerra, com os namoros..

Penso que esta catequese serviu mais para eu perceber o que vai naquelas cabecinhas do que outra coisa qualquer..

segunda-feira, outubro 16, 2006

Sacramentos - 3ºCatequese

Esta catequese foi uma revisão aos Sacramentos (dados no 3ºano).
Tirei fotocópias do livro da Irmã Caridade (catequese para adultos) sobre cada um dos sacramentos. Cada elemento do grupo ficou com um sacramento diferente, leu o texto, sublinhou o mais importante e transcreveu para um folha as frases / simbolos que melhor identificavam o "seu" sacramento. No final colou-se todas as folhas numa cartolina com o objectivo de a colocar na entrada da igreja.

Paz e Guerra - 2ºCatequese

Foi o tema que escolhi para começar este novo ano. Aproveitei um texto dum livro de contos e explorei-o com o grupo. O texto era basicamente um pequeno diálogo entre uma inocente criança e um capitão de um potentissímo navio de guerra.. Depois de lermos o texto, debatemos questões como por exemplo: o que é a paz, que tipos de paz existem, o que se consegue com a violência, porque se usa a violência, como pode um navio de guerra conquistar a paz, que tipo de organizações existem para manter a paz entre os países, que países andam em guerra e qual deles tem razão.. Chegou-se a algumas conclusões interessantes. O importante era perceber que uma guerra tem dois lados nem sempre existe o lado bom e lado mau.. existem sim formas diferentes de pensar e que leva a muitos países a não se entenderem.. existem interesses.. Por outro lado o facto de uma pessoa não estar em paz consigo mesma leva-a a fazer guerra com os outros..

Depois do pequeno debate de ideias fizemos um trabalho: cada um escreveu num papel uma série de frases sobre como conquistar a paz e como conquistar a guerra; no final escolheram-se as melhoras e colamo-las numa cartolina. Fixamos a mesma na entrada da igreja.

6ºAno

Começou no outro dia e já foram dadas 3 catequeses. O grupo mantém-se o mesmo. É pequenino mas é o meu grupo e irei com eles até ao fim. 6 elementos apenas mas todos eles tão diferentes e com personalidades tão distintas.. Chega a ser mágico pensar na evolução de cada um deles desde o dia em que os conheci até ao dia de hoje.. já lá vão uns aninhos..

Dia da apresentação: nada de especial.. uma pequena cerimónia (Festa do Envio), 5 minutos de recados e prontos.. estão passadas duas horas :-) Cada catequista recebeu um guia e o plano das catequeses a dar.

1º Catequese:
Contar as peripécias das férias, as novidades do novo ano escolar, a curiosidade sobre o que se irá falar neste ano catequético. Falei com eles sobre o que representa o 6ºano, afinal é uma responsabilidade são os mais velhos da catequese da infância.. têm de saber dar o exemplo. Distribui material para cada um, como é o último ano resolvi dar-lhes um miminho. Folhas, lápis, uma capa.. :-) E este ano cada um marcará as suas faltas num papel próprio.. Novamente temos uma folha A4 onde cada sábado colocamos o nosso estado de espirito..
É uma coisa muito simples: numa folha normal cada um coloca o seu estado de espirito (alegre, triste, chateado..) sob a forma de um smile/desenho e sob a condição de ninguém fazer perguntas.. é uma forma de partilhar o que vai lá dentro sem ter a necessidade de dar explicações ou de falar sobre algo que não apetece. E quando alguém está triste o resto do grupo respeita e nota-se um carinho especial para com aquele colega..