Diário de uma catequista

terça-feira, maio 30, 2006

Festa do Credo

Nunca estive tão "out" duma festa, como desta.. mas enfim..

A festa do Credo é feita juntamente com a dos Mandamentos (5º e 3ºanos). Houve a reunião de preparação.. houve os ensaios (estive presente em todos.. embora apenas por poucos minutos).. e houve a festa (à qual cheguei atrasada...)

Correu tudo bem :-) estava um calor insuportavel dentro da igreja mas fora isso correu muito bem. A cerimónia durou cerca de 2 horas. Muitos cânticos, muita água, muitos flashes..

Foi mais um ano... foi mais uma festa..

Última catequese

A última catequese foi uma borga total :-) era suposto ser assim.. o Paulinho levou um jogo (o twister) e tivemos toda a hora a jogar.. foi muito divertido.. rimos imenso :-) convivio é necessário e iniciativas deste género estreitessem os laços entre o grupo..

Catequeses Marianas

O 3ºPeríodo estava destinado desde o inicio do ano que seria dedicado a Maria. Porquê? Porque A adoro e queria transmitir isso aos meus meninos.. a melhor forma que encontrei de o fazer foi:
1º fazer uma apresentação sobre a história das aparições (com excertos do livro da irmã Lúcia)
2º falar sobre a apresentação feita, dar um terço a cada um e explicar-lhes a importância de rezar o terço à luz das aparições..

Acreditar cabe-lhes a eles.. mas pelo menos dei-lhes as ferramentas necessárias para conhecerem a história.. e daí tirarem as suas próprias conclusões..

Foi muito boa a segunda catequese feita.. pois debatemos o tema e eles poderam questionar certas coisas.. prefiro que questionem agora.. do que absorverem dogmas e daqui a uns anos acharem tudo uma palhaçada.. estão a ganhar sentido critico e isso deixa-me satisfeita :-)